Como dar os primeiros passos no mundo da programação

Como dar os primeiros passos no mundo da programação
Desenvolvimento Backend

09/11/2016

Uma das primeiras dúvidas de quem está dando início a uma carreira de programador é a seguinte: qual a linguagem de programação que deve ser aplicada, no começo dos meus estudos?

Para esse questionamento, evidentemente, não há apenas uma resposta. Afinal, existem vários tipos de linguagens, com níveis de dificuldade diferenciados, que são frequentemente utilizadas no mercado virtual da atualidade, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Tudo isso, segundo também a necessidade de cada tarefa de programação.

Portanto, anote aí a lição número um: o programador sempre deverá aprender uma nova linguagem. Ou seja, o trabalho de formação de um profissional da área de programação é sempre contínuo. Do contrário, suas habilidades serão mais limitadas e, consequentemente, o volume de trabalho e as possibilidades de ascensão profissional também o serão.

Então, quando você for dar os primeiros passos no universo da programação digital, tente usar como ponto de partida uma linguagem que seja mais fácil, segundo sua visão. Para tal, será fundamental pesquisar bem cada um dos tipos de linguagem e dar início a seu trabalho. Contudo, não faça uma opção somente por simplicidade, mas também no sentido de qual alternativa poderá ajudar mais a compreender toda a lógica que une linguagens como C++, Java e tantas outras.

Para auxiliar os iniciantes, o estudioso em programação Cláudio Morgado de Souza criou, de forma pioneira, um programa de apoio para quem deseja se adaptar a todos os padrões desse ramo. Seu nome? VisualG.

Trata-se de um software simplificado, trazendo ao usuário o máximo da experiência de criação de algoritmos, além de compilar pseudo-códigos feitos em português, que recebem o nome de "Portugol".

Esse programa é de instalação bem simples, somente para Windows. Ao executá-lo, alguns algoritmos surgem em tela, para servir de base para a programação. Mas nada de se animar muito, porque os programas que têm por base algoritmos do VisualG são totalmente iniciantes, sem qualquer caráter profissional.

Entretanto, isso não significa que o programa não tenha utilidade? É excelente, sobretudo, para fins didáticos, servindo como introdução eficaz a assuntos como: vetores e matrizes, algoritmos, variáveis, dados primitivos, e outros termos. A partir daí, para quem desejar começar a programar profissionalmente, será muito mais simples.

Caso seja necessário, não deixe ainda de fazer cursos, para ajudar em sua formação de programador. Aproveite as oportunidades!

Abraço,

=)


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...
Moises Abreu

Moises Abreu


Sócio e Co-fundador das empresas Estúdio Site Informática e Academia da Tecnologia, atua na área de TI desde seus 18 anos de idade. É formado em Analise de Sistemas e é Desenvolvedor Back End com mais de 12 Anos de experiência. Especialista / Desenvolvedor em Gerenciadores de conteúdos Open Source como Joomla e Drupal, Programador PHP e Entusiasta do Laravel, Especialista na Ferramenta LMS Moodle.

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios