Você sabe o que é AngularJS?

Você sabe o que é AngularJS?
Desenvolvimento Backend

12/12/2016

Com um nome diferente, o AngularJS se torna uma das ferramentas mais importantes na linguagem da programação – algo que pode facilitar (e muito!) o modo como você trabalha, economizando tempo e possibilitando o desenvolvimento criativo de novas linguagens.

O AngularJS é um framework JavaScript open-source e é mantido pelo Google. Ser open-source significa que é gratuito e customizável, isto é, pode ser personalizado de acordo com a necessidade do programador.

Essa ferramenta auxilia na execução de aplicações de uma única página, e tem como objetivo aumentar os aplicativos que podem ser acessados por um navegador web. Para isso, utiliza o padrão mode-lview-controller (MVC), que funciona como um facilitador, tanto para o desenvolvimento como para o teste de aplicativos.

Como funciona o AngularJS?

O AngularJS funciona da seguinte maneira: a biblioteca de códigos da ferramenta lê o HTML que contém algumas palavras-chave (ou tags) especiais; assim, o AngularJS executa a diretiva onde determinada tag pertence, ligando a apresentação de um código ao seu modelo visual. Isso é representado por variáveis JavaScript comuns, que podem ser iniciadas manualmente ou com um recurso JSON estático ou dinâmico.

Como aplicar o AngularJS?

Segundo vários especialistas na linguagem da computação, AngularJS é construído com a ideologia de que a programação declarativa deve ser utilizada para construir interfaces de usuário e componentes de software, enquanto a programação imperativa é a melhor maneira de rescrever as regras de negócio, que são as declarações sobre a forma de uma empresa fazer negócio e refletindo as políticas dos negócios a partir de softwares.


O AngularJS acaba adaptando e estendendo o HTML tradicional e oferece uma experiência melhor e com conteúdo dinâmico, utilizando uma ligação direta e bidirecional de dados num sistema chamado two-way data-binding, que permite a sincronização automática de modelos e visualizações. Assim, o AngularJS é uma das melhores maneiras para manipular o Document Object Model (em tradução livre, Modelo de Objetos de Documentos, ou DOM) – uma especificação da W3C para interface, independente de plataforma e linguagem – e melhorar os testes do código.

Como aprender mais sobre o AngularJS?

A melhor maneira de explorar essa nova ferramenta é a partir de cursos. Na Academia de Tecnologia (AcadTEC), o curso de AngularJS Essencial é o ideal para aqueles que querem começar a aprender a utilizar essa ferramenta.

Voltando pra os iniciantes, nesse curso você vai aprender a desenvolver seu painel administrativo de uma maneira muito mais profissional, deixando muito mais dinâmico e fácil de qualquer pessoa usar, utilizando para isso o AngularJS. O curso ainda oferece certificado ao término de todas as lições.

A grande questão que você deve estar fazendo é: vale a pena aprender esse tipo de linguagem? E a resposta é: sim.

Como a gente bem sabe, a internet evolui diariamente, e essas novas alternativas acabam tornando cada vez mais facilitadoras o desenvolvimento da linguagem da computação, além de desenvolver novos códigos e tornar ainda mais criativo o universo online.

O AngularJS é a ferramenta ideal para você desenvolver esse tipo de habilidade e ganhar um diferencial – e a hora de você aprender isso, é agora.


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...
Moises Abreu

Moises Abreu


Sócio e Co-fundador das empresas Estúdio Site Informática e Academia da Tecnologia, atua na área de TI desde seus 18 anos de idade. É formado em Analise de Sistemas e é Desenvolvedor Back End com mais de 12 Anos de experiência. Especialista / Desenvolvedor em Gerenciadores de conteúdos Open Source como Joomla e Drupal, Programador PHP e Entusiasta do Laravel, Especialista na Ferramenta LMS Moodle.

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios