Hoje, dia 23 de abril de 2014 é um dia marcante para todos os profissionais que lidam com a internet. Nesta data, a presidente Dilma Rousseff aprovou o Marco Civil da Internet, chamada de "Constituição" brasileira da grande rede de computadores. Com isso, se estabelecem direitos, deveres e diversas garantias para profissionais, empresas e usuários individuais.
A sanção presidencial marca o começo do evento NetMundial – saiba mais aqui – muitas autoridades mundiais elogiaram a iniciativa do governo brasileiro. E a presidente anunciou seu ato com uma frase de efeito: "direitos que são garantidos off-line têm de ser garantidos online".
Um dos principais pontos, alvo de muitas discussões por parte de diversos setores da sociedade, é a questão da neutralidade, ou seja, o veto às corporações de telefonia poder vender pacotes, dando direito a diversos tipos de acesso diferenciado à rede.
Além da neutralidade, os quatro outros principais objetivos do Marco Civil da Internet são os seguintes:
• Direitos – garantia do direito de livre manifestação e de liberdade de expressão, dentro dos limites constitucionais;
• Proteção de informações – provedores de serviços e de internet só liberarão dados privados de clientes, mediante mandato judicial. Mesmo as empresas estrangeiras atuantes em mercado nacional deverão se submeter à legislação brasileira, sob pena que vai desde advertência, passando por multa, até suspensão de atividades;
• Deveres governamentais – os governos de todas as esferas deverão se esforçar por disseminar o acesso à internet, e a disseminação de informações de interesse público;
• Responsabilização – Uma empresa não é responsabilizada pelo conteúdo postado por um usuário. Entretanto, caso seja notificada judicialmente e não remova o conteúdo, a empresa se torna, automaticamente, responsável pelo crime.
E você, o que pensa a respeito da aprovação do Marco Civil da Internet? Opine, é direito de todos!
Abraços,
=)
O setor de redação de conteúdo se tornou bastante competitivo e ficou muito di
→ Leia mais...A inteligência artificial (IA) não é mais apenas um conceito de ficç&ati
→ Leia mais...O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...
→ Leia mais...