O caminho para uma gande UX no Joomla! 3.0

O caminho para uma gande UX no Joomla! 3.0
Gerenciadores de Conteúdo

27/09/2016

Como alguns de nós sabemos, o Joomla 3.0 está para ser lançado, e como este pulo entre versões permite alterações significativas, é isso que vai acontecer, principalmente na experiência do usuário (UX).

Para melhorar a UX no Joomla 3.0 tanto no Backend quanto no Front, a equipe está totalmente empenhada em acertar nesta mudança, através de padrões a serem adotados no desenvolvimento de um projeto Joomla!.

Foi publicada uma entrevista com um colaborador da comunidade Joomla, e ele contou seu ponto de vista e o caminho adotado para o sucesso do avanço da experiência do usuário no Joomla 3.0.

Artigo Original: http://magazine.joomla.org/issues/issue-feb-2012/item/673-roadmap-for-a-great-Joomla-3-UX

Joomla! 3.0 está programado para ser lançado em setembro de 2012. Ele vai incluir as principais características do núcleo construídas em cima da nossa estrutura, avançando rapidamente. Mas para aplicar esse poder efetivamente, tudo tem que ser agregado em uma maneira simples e intuitiva que irá resultar em uma grande experiência do usuário (UX). Em entrevista com o colaborador de longa data da comunidade e membro da equipe Joomla! User Experience Kyle Ledbetter, você vai aprender sobre a sua visão UX para Joomla! 3.0 e o roteiro de alto nível para a forma como vamos chegar lá.

Como você começou a aprender sobre o Joomla!, e o que o levou a querer contribuir para o projeto?

Eu era sócio de uma startup de sites de e-commerce em 2004 (que eram maravilhoso até então), com base em um sistema open source de e-commerce chamado PERL. Eu odiava. Tivemos um cliente que queria um site simples que eles poderiam manter, sem conhecimento de HTML. Insanidade, como isso poderia ser feito?

Nós encontramos o Mambo e eu imediatamente me apaixonei pelo painel de controle, que na época era revolucionário.

Nós nos separamos da parceria e formei uma nova empresa em torno do Joomla e a vida era boa. Com o tempo eu cansei de clientes reclamando sobre a interface de administração, assim para pormos à prova nossos conceitos, desenvolvemos o nosso próprio (o original AdminPraise). Então eu tive delírios de grandeza e decidi que tinha que ajudar a atualizar a interface do núcleo de administração em vez de queixar-se pelos cantos. Levou apenas seis anos (eu não posso acreditar que já faz tanto tempo assim), mas agora finalmente estou começando a fazer isso!

Ao longo do caminho comecei a frequentar e, em seguida, presenciar os Joomla! Days. Foi através de relacionamentos verdadeiros e bons momentos que eu realmente me envolvi com o projeto, e sempre foi uma honra.

Para aqueles que podem não estar familiarizados com o termo “UX”, você pode compartilhar o que esse termo engloba e que por isso é importante?

UX significa “experiência do usuário”, que é a experiência abrangente de reunir a partir de algo. Esta poderia ser uma experiência que você começasse a dirigir um carro, lendo uma revista, usando o seu DVR, ou no caso mais comum, usando um site ou aplicativo.

UX está relacionada à usabilidade, UI (User Interface), e acessibilidade. Usabilidade é o que faz UX quantificável, e é a abordagem mais científica. A interface é como você se relaciona com o software, é o seu monitor heads-up que pode ser projetado. A acessibilidade é um termo amplo que se resume em quantos tipos diferentes de pessoas podem acessar algo, onde não são bloqueadas por deficiência, língua ou outros fatores.

UX é o aspecto mais importante do Joomla (é claro que eu vou dizer isso). Métodos de software vão mudar. Bibliotecas JavaScript vêm e vão. Designs irão evoluir. UX é o que vai fazer as pessoas voltarem.

Agora que o Joomla! 2.5 foi liberado, a atenção já está começando a voltar-se para o que vai entrar no Joomla! 3.0. Que tipo de melhorias UX você acha que são alcançáveis pelo Joomla! 3.0?

Temos toneladas de oportunidade de melhorias UX no Joomla! 3.0. Com um salto de versões, nós estamos autorizados a fazer algumas mudanças significativas. Na minha opinião, mudanças significativas são necessárias para manter o Joomla! relevante. Aqui estão algumas das principais áreas que queremos focar:

  • Administração do Joomla! 3.0Nós estamos criando uma abordagem limpa para o administrador 3.0. Isso não quer dizer que vamos jogar fora todas as coisas boas que foram obtidas no Joomla! mas não queremos limitar a criatividade. O administrador precisa de uma revisão. Nós todos sabemos que agora. O que fez o Joomla! ser grande em 2005 tornou-se um passivo em 2012. Herdamos o administrador Mambo, de modo que esta será de fato a primeira administração feita sob encomenda para o Joomla. Isso também poderia incluir a experiência de administração frontend. No momento, estamos coletando comentários através de um questionário
    e os fóruns Jux para ajudar a informar o processo de design. Também estamos convidando vários designers conhecidos de template para Joomla! para criar conceitos únicos (aqui está a minha primeira first tab).
  • Biblioteca UI Joomla! (JUI)Opções de UI e padronização sempre foram um problema no Joomla. Quando os desenvolvedores esbarravam em um obstáculo, eles criavam suas próprias bibliotecas de interface do usuário e padrões de design. Isso é ótimo para a inovação, mas ruim para a UX. Ele cria a situação atual, isso varia de componente para componente. Os utilizadores têm de reaprender a interface de cada componente e designers têm que permitir diferentes interfaces para cada componente.O objetivo é criar uma biblioteca de elementos de interface do usuário que inclui todas as possibilidades que uma interface pode precisar, e para melhorá-lo iterativamente no núcleo ao invés de os desenvolvedores terem que criar “ilhas”. Desta forma, os desenvolvedores de componentes podem passar através de visualizações e layout sem designers, e designers podem facilmente criar um template para alterar a aparência de todos os componentes de uma só vez. Algo como Bootstrap do Twitter pode até mesmo ser incluído, ou pelo menos servir como inspiração.A partir desta JUI unificada, também poderíamos derivar uma biblioteca de símbolos de design em programas como o Adobe Fireworks, estêncil para wireframe de aplicativos como OmniGraffle para permitir o desenvolvimento rápido de um modelo.

O que você acha que é a melhor maneira de certificar-se que as considerações de UX são tidas em conta durante todo o processo de desenvolvimento Joomla! ? Como você acha que nosso processo de desenvolvimento atual suporta isso, e que melhorias você acha que podem ser feitas nessa área?

A UX precisa de um papel mais permanente no processo de desenvolvimento do núcleo do Joomla! e por desenvolvedores Joomla!. Uma vez que um recurso é aprovado para o núcleo deve haver algum tipo de modelo para a aparência e o fluxo do novo recurso. Onde ele se encaixa? Como isso afeta a UI existente? Há também de haver mais verificações e balanços, e linhas definidas. No mundo em que vivo, não tenho chamada final sobre qualquer coisa relacionada a programação, enquanto que os programadores não têm apelo em design. Eles podem questionar um design, mas que engenheiro de usabilidade faz a chamada final e é responsável por ela. Eu percebo que o tempo voluntário é limitado, mas tudo isso precisa ser pensado antes que ele chegue. Agora que o Joomla! está no Github há uma oportunidade muito maior de serem apresentadas novas idéias e possíveis mudanças.

O que pode o projeto Joomla! fazer para ajudar os criadores de extensões de terceiros a melhorar a UX da interface (usuário) e servidor (administrador) de suas extensões?

A boa notícia é que os líderes do projeto estão tomando os passos certos. A Equipe de Liderança Comunitária fez o redesign do joomla.org acontecer ao buscar ajuda externa. Ron Severdia (da Equipe de Liderança de Produto) ajudou a fazer tudo isso acontecer, pois ele sabe a importância da UX. Esse é o papel da liderança, não necessariamente para fazer todo o trabalho, mas para conseguir as pessoas certas no trabalho. É por isso que eu estou tão excitado que o Joomla! está agora no Github e que contribuir é mais fácil e mais social.

Como podem os membros da comunidade se envolver com as discussões e desenvolvimento que ajudam a definir a UX para o Joomla! 3.0?

Fora do núcleo, os desenvolvedores da comunidade precisam se unir com os designers. Mesmo que os desenvolvedores tenham uma biblioteca de elementos de interface do usuário que precisa para executá-lo por designers. Isso já está acontecendo a um grau. Os desenvolvedores do HWD VideoShare estão reconstruindo a partir do zero para 2.5 e colaboram com os desenvolvedores do ProjectFork (inclusive eu) para garantir que o seu componente será tão natural e normal quanto possível para Joomla! 2.5. Os desenvolvedores do Community Builder também estão estendendo a mão para avisar sobre essas mesmas melhores práticas na nova versão da CB. Estamos fechando rapidamente todas as lacunas existentes nas opções de UI , mas não queremos repetir os mesmos erros, por isso todos nós precisamos desesperadamente de uma JUI sempre em expansão. No final, eu quero ver a comunidade conduzindo o desenvolvimento das ferramentas que eles precisam. Isto é como deveria ser.
Buscando mais fontes sobre o assunto, temos também uma apresentação de slides e um protótipo responsivo.

Protótipo teste Joomla 3.0

Apresentação Joomla 3.0 UX JaB 2012

Para todos os usuários do Joomla, claro que este será um avanço positivo, pois quem não quer ter a melhor UX possível em um software? E melhor ainda, quem não quer contribuir para a melhoria de algum projeto no qual gostamos de trabalhar?

Pelo visto, os desenvolvedores estão abertos a sugestões e os desenvolvedores externos estão dispostos a colaborar e se adequar à estes novos padrões buscando juntos a melhor experiência do usuário (UX) à partir do Joomla 3.0.

Até mais…


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios