Como alguns de nós sabemos, o Joomla 3.0 está para ser lançado, e como este pulo entre versões permite alterações significativas, é isso que vai acontecer, principalmente na experiência do usuário (UX).
Para melhorar a UX no Joomla 3.0 tanto no Backend quanto no Front, a equipe está totalmente empenhada em acertar nesta mudança, através de padrões a serem adotados no desenvolvimento de um projeto Joomla!.
Foi publicada uma entrevista com um colaborador da comunidade Joomla, e ele contou seu ponto de vista e o caminho adotado para o sucesso do avanço da experiência do usuário no Joomla 3.0.
Artigo Original: http://magazine.joomla.org/issues/issue-feb-2012/item/673-roadmap-for-a-great-Joomla-3-UX
Joomla! 3.0 está programado para ser lançado em setembro de 2012. Ele vai incluir as principais características do núcleo construídas em cima da nossa estrutura, avançando rapidamente. Mas para aplicar esse poder efetivamente, tudo tem que ser agregado em uma maneira simples e intuitiva que irá resultar em uma grande experiência do usuário (UX). Em entrevista com o colaborador de longa data da comunidade e membro da equipe Joomla! User Experience Kyle Ledbetter, você vai aprender sobre a sua visão UX para Joomla! 3.0 e o roteiro de alto nível para a forma como vamos chegar lá.
Eu era sócio de uma startup de sites de e-commerce em 2004 (que eram maravilhoso até então), com base em um sistema open source de e-commerce chamado PERL. Eu odiava. Tivemos um cliente que queria um site simples que eles poderiam manter, sem conhecimento de HTML. Insanidade, como isso poderia ser feito?
Nós encontramos o Mambo e eu imediatamente me apaixonei pelo painel de controle, que na época era revolucionário.
Nós nos separamos da parceria e formei uma nova empresa em torno do Joomla e a vida era boa. Com o tempo eu cansei de clientes reclamando sobre a interface de administração, assim para pormos à prova nossos conceitos, desenvolvemos o nosso próprio (o original AdminPraise). Então eu tive delírios de grandeza e decidi que tinha que ajudar a atualizar a interface do núcleo de administração em vez de queixar-se pelos cantos. Levou apenas seis anos (eu não posso acreditar que já faz tanto tempo assim), mas agora finalmente estou começando a fazer isso!
Ao longo do caminho comecei a frequentar e, em seguida, presenciar os Joomla! Days. Foi através de relacionamentos verdadeiros e bons momentos que eu realmente me envolvi com o projeto, e sempre foi uma honra.
UX significa “experiência do usuário”, que é a experiência abrangente de reunir a partir de algo. Esta poderia ser uma experiência que você começasse a dirigir um carro, lendo uma revista, usando o seu DVR, ou no caso mais comum, usando um site ou aplicativo.
UX está relacionada à usabilidade, UI (User Interface), e acessibilidade. Usabilidade é o que faz UX quantificável, e é a abordagem mais científica. A interface é como você se relaciona com o software, é o seu monitor heads-up que pode ser projetado. A acessibilidade é um termo amplo que se resume em quantos tipos diferentes de pessoas podem acessar algo, onde não são bloqueadas por deficiência, língua ou outros fatores.
UX é o aspecto mais importante do Joomla (é claro que eu vou dizer isso). Métodos de software vão mudar. Bibliotecas JavaScript vêm e vão. Designs irão evoluir. UX é o que vai fazer as pessoas voltarem.
Temos toneladas de oportunidade de melhorias UX no Joomla! 3.0. Com um salto de versões, nós estamos autorizados a fazer algumas mudanças significativas. Na minha opinião, mudanças significativas são necessárias para manter o Joomla! relevante. Aqui estão algumas das principais áreas que queremos focar:
A UX precisa de um papel mais permanente no processo de desenvolvimento do núcleo do Joomla! e por desenvolvedores Joomla!. Uma vez que um recurso é aprovado para o núcleo deve haver algum tipo de modelo para a aparência e o fluxo do novo recurso. Onde ele se encaixa? Como isso afeta a UI existente? Há também de haver mais verificações e balanços, e linhas definidas. No mundo em que vivo, não tenho chamada final sobre qualquer coisa relacionada a programação, enquanto que os programadores não têm apelo em design. Eles podem questionar um design, mas que engenheiro de usabilidade faz a chamada final e é responsável por ela. Eu percebo que o tempo voluntário é limitado, mas tudo isso precisa ser pensado antes que ele chegue. Agora que o Joomla! está no Github há uma oportunidade muito maior de serem apresentadas novas idéias e possíveis mudanças.
A boa notícia é que os líderes do projeto estão tomando os passos certos. A Equipe de Liderança Comunitária fez o redesign do joomla.org acontecer ao buscar ajuda externa. Ron Severdia (da Equipe de Liderança de Produto) ajudou a fazer tudo isso acontecer, pois ele sabe a importância da UX. Esse é o papel da liderança, não necessariamente para fazer todo o trabalho, mas para conseguir as pessoas certas no trabalho. É por isso que eu estou tão excitado que o Joomla! está agora no Github e que contribuir é mais fácil e mais social.
Fora do núcleo, os desenvolvedores da comunidade precisam se unir com os designers. Mesmo que os desenvolvedores tenham uma biblioteca de elementos de interface do usuário que precisa para executá-lo por designers. Isso já está acontecendo a um grau. Os desenvolvedores do HWD VideoShare estão reconstruindo a partir do zero para 2.5 e colaboram com os desenvolvedores do ProjectFork (inclusive eu) para garantir que o seu componente será tão natural e normal quanto possível para Joomla! 2.5. Os desenvolvedores do Community Builder também estão estendendo a mão para avisar sobre essas mesmas melhores práticas na nova versão da CB. Estamos fechando rapidamente todas as lacunas existentes nas opções de UI , mas não queremos repetir os mesmos erros, por isso todos nós precisamos desesperadamente de uma JUI sempre em expansão. No final, eu quero ver a comunidade conduzindo o desenvolvimento das ferramentas que eles precisam. Isto é como deveria ser.
Buscando mais fontes sobre o assunto, temos também uma apresentação de slides e um protótipo responsivo.
Para todos os usuários do Joomla, claro que este será um avanço positivo, pois quem não quer ter a melhor UX possível em um software? E melhor ainda, quem não quer contribuir para a melhoria de algum projeto no qual gostamos de trabalhar?
Pelo visto, os desenvolvedores estão abertos a sugestões e os desenvolvedores externos estão dispostos a colaborar e se adequar à estes novos padrões buscando juntos a melhor experiência do usuário (UX) à partir do Joomla 3.0.
Até mais…
A inteligência artificial (IA) não é mais apenas um conceito de ficç&ati
→ Leia mais...O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...
→ Leia mais...O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,
→ Leia mais...