Angular JS: as informações que os especialistas não te revelam!

Angular JS: as informações que os especialistas não te revelam!
Desenvolvimento Backend

09/09/2016

Angula Js vem sendo muito comentado entre os especialistas de web que insistem em esconder informações dos que ainda estão iniciando seu contato com ela. Bom, vamos acompanhar algumas informações e características disponibilizadas em alguns sites especializados.

Primeiro: Vamos entender o que é Angular JS

De forma básica, AngularJS é um framework que liga seu HTML (views) a objetos JavaScript (models). Quando seus modelos mudam, a página é atualizada automaticamente. O contrário também é válido – um modelo, associado com um campo de texto, é atualizado quando o conteúdo do campo é alterado. O Angular manuseia toda essa ‘cola’ do código, então você não precisa atualizar manualmente o HTML ou escutadores (listeners) para os eventos.

A biblioteca lê o HTML que contém tags especiais e então executa a diretiva na qual este tag pertence, e faz a ligação entre a apresentação e seu modelo, representado por variáveis JavaScript comuns. O valor dessas variáveis JavaScript pode ser setado manualmente, ou via um recurso JSON estático ou dinâmico.

Segundo: sua filosofia, e claro, suas informações!

O Angular JS é segue a filosofia de que a programação declarativa é melhor do que a programação imperativa, quando se trata da construção de interfaces com o usuário e da conexão de componentes software. Enquanto a programação imperativa é excelente para a escrita de regras de negócio

framework adapta e estende o HTML tradicional para uma melhor experiência com conteúdo dinâmico, com a ligação direta e bidirecional dos dados (two-way data-binding) que permite sincronização automática de models eviews. Como resultado, Angular JS abstrai a manipulação do DOM e melhora os testes.

Principais características:

Ligação bidirecional de dados no Angular JS é a sua principal característica e reduz a quantidade de códigos escritos para mostrar os dados processados pelo servidor. Templates são renderizados em HTML puro de acordo com os dados contidos em um escopo definido na model.

A variável $scope do Angular detecta mudanças no modelo e modifica o HTML na view, por meio de um controller. Da mesma forma, qualquer alteração na view é refletida na model. Isso exclui a necessidade de manipular o DOM e facilita obootstrapping e a rápida prototipação de aplicativos web.2 Alguns comentaristas dizem que a abordagem de data binding do AngularJS é muito mais simples que o uso de outras bibliotecas, como Ember.js3 ou Backbone.js.4

Quais são seus objetivos:

  • Abstrair a manipulação do DOM da lógica do aplicativo.
  • Considerar os testes do aplicativo tão importantes quanto seu desenvolvimento, porém a dificuldade do teste diretamente afetada pela maneira como o código é estruturado.
  • Abstrai o acoplamento entre o lado cliente e o lado servidor da aplicação.
  • Guia os desenvolvedores através da construção de todo o aplicativo: desde o design de Interface até os testes de aplicação.

Angular segue o padrão MVC da engenharia de Software e encoraja o baixo acoplamento entre apresentação, dados e componentes lógicos. Usando injeção de dependência, Angular traz serviços comumente designados ao lado do servidor da aplicação, como controllers para os componentes visuais, para o lado cliente da aplicação. Consequentemente, o peso do backend é radicalmente reduzido, levando a aplicações muito mais leves.


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...
Administrador Geral

Administrador Geral


Administrador Principal do Acadtec

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios