Importância do PHP na internet

Importância do PHP na internet
Desenvolvimento Backend

09/12/2016

PHP é uma sigla para Hypertext Preprocessor ou Personal Home Page; funciona como uma linguagem livre da internet e é utilizado no processo de desenvolvimento de aplicações que estejam presentes, 'atuando' ao lado do servidor, ao gerar conteúdo dinâmico no mundo digital.

O que é PHP

O PHP é uma das primeiras linguagens que possibilitaram a inserção de documentos HTML. Com a criação dessa linguagem, foi dispensado o uso de arquivos externos para a realização do processamento de dados.


O PHP funciona com códigos que são interpretados, pelo lado do servidor, por meio do módulo PHP, que acaba gerando a página que é visualizada pelo cliente; isto é, por quem acessa o site.

Simplificando PHP

Explicando de uma maneira mais clara: o PHP é "lido" pelo servidor, que envia ao navegador como HTML.

É o que acontece quando você lê esse texto: formado por códigos binários, é transferido de um determinado local onde está postado e hospedado no momento em que você acessa o site.

O PHP na história da internet

Com o passar dos anos, o PHP foi ganhando cada vez mais funcionalidades que ajudariam no desenvolvimento mais específico dos códigos HTML ou da linguagem da web. Além disso, também ganhou uma série de características que possibilitaram usos adicionais do PHP, não sendo utilizado só no desenvolvimento de sites.

Hoje, é possível instalar o PHP em vários sistemas operacionais, gratuitamente. PHP concorre com a tecnologia ASP, que pertence à Microsoft, e é utilizado em aplicativos como o MediaWiki, Facebook, WordPress, Joomla, Drupal, Oscommerce e Magento.


O PHP foi criado por Rasmus Lerdorf, em 1995, e tinha como objetivo inicial implementar uma referência formal da linguagem da web, que era mantida por uma organização chamada The PHP Group. Hoje, o PHP é um software livre e muito utilizado por programadores pelo mundo inteiro. Ele é licenciado pela PHP License, que, no entanto, é uma licença imcompatível com a General Public License (GPL), devido a restrições no uso do termo PHP.

O PHP-OO

Assim como outros segmentos da informática e da linguagem de programação, o PHP acaba trabalhando com algumas especificidades em diferentes áreas que não só a linguagem de sites. Uma dessas segmentações é o PHP-OO; o OO é a sigla para orientação de objetos.
O PHP-OO trabalha com classes, métodos e propriedades dentro da linguagem do PHP.

Além disso, o PHP trabalha com alguns ícones, como colchetes, e outros símbolos que indicam a sua funcionalidade e são chamados de classe. As propriedades dentro dessa linguagem são variáveis internas de uma classe, isto é, são os códigos variáveis que você coloca dentro dos colchetes da classe. Já os métodos são as funções internas das classes, isto é, funções que você coloca entre os colchetes da classe.

Uma dica para conhecer mais sobre PHP

O interessante do PHP-OO é o desenvolvimento de novas funcionalidades utilizando o PHP. E se você acha legal poder praticar essa tecnologia, uma dica é o curso de PHP-OO da Academia de Tecnologia (AcadTEC). O curso é voltado para aqueles que sentem falta de um diferencial para os seus projetos, de algo que poderia tornar a sua criação mais dinâmica.

O curso de PHP-OO dá uma orientação no aumento da produtividade e também mostra como reciclar códigos, criando novas funcionalidades a partir de algo já escrito. As aulas são online e o curso conta com um certificado, ao término dos exercícios.

Com o PHP-OO, a sua chance de renovar as suas habilidades e tornar o seu lado profissional da programação diferenciado é real. Vamos trabalhar?


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...
Moises Abreu

Moises Abreu


Sócio e Co-fundador das empresas Estúdio Site Informática e Academia da Tecnologia, atua na área de TI desde seus 18 anos de idade. É formado em Analise de Sistemas e é Desenvolvedor Back End com mais de 12 Anos de experiência. Especialista / Desenvolvedor em Gerenciadores de conteúdos Open Source como Joomla e Drupal, Programador PHP e Entusiasta do Laravel, Especialista na Ferramenta LMS Moodle.

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios