Os Gestores financeiros têm a responsabilidade de supervisionar as finanças das principais empresas, agências e tudo o mais. Junto com suas equipes, eles coordenam a contabilidade e produzem relatórios financeiros, demonstrações de fluxo de caixa e projeções de lucro. Para cumprir as várias leis e regulamentos, eles devem prestar atenção aos detalhes. Além de trabalhar com números, os gestores financeiros também devem ajudar outros membros de sua organização a compreender seus relatórios complexos, o que requer habilidades de comunicação significativas.
Os gestores financeiros enfrentam um mercado de trabalho competitivo. Aqueles que também podem lidar com as finanças internacionais e o mundo cada vez mais complicado dos instrumentos financeiros.
As informações da tabela acima são referentes ao salário médio de um Gestor Financeiro, considerando o porte da empresa e o tempo de experiência do profissional.
As informações foram retiradas do SINE - Site Nacional de Empregos, um serviço que atua em todo o Brasil como classificado online de vagas de emprego, promovendo o contato entre empregador e trabalhador.
O que faz o Gestor Financeiro? O campo de trabalho para o Gestor Financeiro pode ser considerado amplo, visto que o mesmo depois de sua formação está habilitado para desenvolver diferentes tipos de funções dentro de sua carreira. Responsável por encontrar formas para aprimorar o desempenho financeiro da organização, este profissional pode atuar em diferentes tipos de setores, podendo atuar na tesouraria, departamento de contabilidade ou financeiro. Também faz parte da rotina de trabalho deste profissional, cuidar das contas a pagar e receber, elaborar planos de redução de carga tributária, elaborar balanços, captar recursos no mercado de ações, entre outras atividades voltadas a sua competência.
No mercado de trabalho, esse profissional é muito valorizado em épocas de instabilidade econômica. Durante uma crise ou na recuperação econômica de um país, é importante planejar bem as finanças, aplicar os recursos em investimentos rentáveis e elaborar orçamentos detalhados. Na crise, é primordial ter uma boa gestão de contas.
No Brasil, muitas empresas estão ingressando na bolsa de valores em 2018, o que cria uma demanda por profissionais com conhecimento sobre o mercado de capitais, como o tecnólogo em Gestão Financeira. Nessa área, é necessário elaborar balanços, captar recursos no mercado de ações e saber quando recuar.
Na área de planejamento tributário, o tecnólogo em Gestão Financeira é responsável pelo pagamento dos impostos devidos. Ele conhece o sistema tributário brasileiro e elabora planos de redução de carga tributária, uma forma de economizar com impostos e taxas, respeitando as obrigações fiscais. Ele também pode atuar com auditoria e análise de crédito.O gestor financeiro pode atuar em nível operacional e também em cargos mais altos. Seus setores de atuação podem ser a tesouraria, o departamento de contabilidade ou o financeiro. No cargo de Analista Financeiro, por exemplo, sua média salarial é de cerca de R$2700.
Ele também pode ser Analista de contas a pagar e receber, Consultor de Finanças, Supervisor de Operações Financeiras, Analista de Cobranças, entre outros cargos. São vários cargos relacionados ao planejamento e gestão de recursos, o que cria uma demanda constante pelo profissional especializado.
Os gestores financeiros que decidirem trabalhar por conta própria encontram oportunidades como consultores de finanças para empresas, auxiliando nas contas ou no planejamento tributário de maneira terceirizada. Esse profissional também é procurado para orientar na abertura de novos empreendimentos.
Há ainda a possibilidade de trabalhar como analista de finanças pessoais. Nesse caso, o gestor financeiro ajuda o cliente a lidar melhor com seu dinheiro e patrimônios. Além de equilibrar as contas, ele também orienta investimentos.
A carreira de gestor financeiro oferece boas possibilidades de atuação, podendo o profissional encontrar oportunidades de emprego em áreas como:
Para construir uma carreira de sucesso, é necessário que os profissionais contem com algumas características essenciais. Afinal, o mercado de trabalho tem se mostrado muito mais dinâmico, com isso, é necessário que o profissional demonstre muito mais que conhecimento técnico. Portanto, o Gestor Financeiro que busca por uma carreira promissora precisa desenvolver ou aprimorar algumas competências e habilidades consideradas importantes para a sua carreira. São elas:
A inteligência artificial (IA) não é mais apenas um conceito de ficç&ati
→ Leia mais...O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...
→ Leia mais...O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,
→ Leia mais...