O que você pode aprender com a Disney sobre usabilidade?

O que você pode aprender com a Disney sobre usabilidade?
Administração e Analise

26/08/2016

A usabilidade define a facilidade com que os internautas podem empregar uma ferramenta ou um dado objeto, para realizar uma tarefa importante e específica. Na computação, normalmente se é relacionada à interação humano/máquina, focando na simplicidade com que um website, um programa ou uma interface pode ser utilizado.

Tudo bem, mas o título fala sobre a famosa Disney, o que ela tem a ver com isso tudo? Isso você vai descobrir já.  Fizemos esse post para lhe fornecer uma analogia interessante sobre usabilidade a partir dos pontos fortes da produtora. Leia e descubra como elevar os resultados de sua empresa!

Deixe seus clientes se apropriarem de sua marca 

A primeira grande lição que podemos tomar com a Disney, é a relação que ela proporciona aos seus clientes em relação à própria marca. Ela reconhece a importância dos fãs e todos que acreditam e celebraram à sua maneira. A Disney permite que eles celebrem espontaneamente dias especiais no parque que atrai milhares de visitantes. 

Trazendo para nosso contexto, deixe que seus usuários se apossem de sua plataforma. São eles quem tem que comemorar. Esse sentido te levará a um nível de consciência capaz de tornar um site, programa ou interface o mais fácil de ser manuseado.

Mantenha a sua nova imagem 

Outra grande aula! Apesar do sucesso estrondoso em épocas passadas, a Disney não se restringe a inovar. Ela sabe que sua história é importante e que há certos elementos que devem permanecer na intenção de manter-se bem sucedida. No entanto, isso não significa ficar preso no passado. 

Na verdade, a Disney fechou várias atrações para o declínio nos usuários e prometeu abrir um novo em 2016. Você tem que renovar sem perder de vista o passado. Por isso não se depor satisfeito quando alcançar um bom nível de usabilidade web, pois sempre haverá o que pode ser melhorado. Faça como a criadora do Mickey, reinvente-se a cada dia.

Não seja bom m seja perfeito!

Todo momento mágico pode se transformar em trágico, isso se não for muito bem planejado. Os parques da Disney, sem contar os fantásticos filmes, são feitos com um cuidado inigualável. Eles pensam em todos os detalhes. O perfeccionismo é a essência da filosofia Disney. Eles não desejam fazer seus clientes apenas felizes, mas extremamente felizes.

Isso explica porque 80% das pessoas que visitam os parques costumam voltar. Programe seu site dessa forma. Na primeira vez no parque, o convidado é direcionado a observar a grandiosidade, porém, na segunda visita tende a prestar a atenção em detalhes. Crie elementos únicos em sua plataforma, para que o visitante se encante cada vez mais com sua empresa.

Pense na experiência de compra

A última dica, caro leitor, é de ouro. Nos parques da Disney, cada atração te leva ao final para uma loja tematizada com produtos que acabaram de ser lançados. Isso faz com que os visitantes materializarem as sensações e experiência que acabaram de ter, provocando a compra por impulso. Então, que tal fazer isso em seu website?


Posts Relacionados

Descubra Como a IA Está Transformando o Mundo em 2024!

Descubra Como a IA Está Transformando o Mundo em 2024!

A inteligência artificial (IA) não é mais apenas um conceito de ficç&ati

→ Leia mais...
Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Administrador Geral

Administrador Geral


Administrador Principal do Acadtec

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios