Qual o melhor serviço de armazenamento na nuvem?

Qual o melhor serviço de armazenamento na nuvem?
Administração e Analise

23/08/2016

Conheça alguns serviços que armazenam seus arquivos na nuvem e descubra qual o melhor deles.

Com o avanço das tecnologias, a avidez por métodos de armazenamento de arquivos dos mais diversos tem crescido concomitantemente. Temos cada vez mais arquivos importantes para serem salvos e queremos economizar espaço em nossos PC de forma a não o sobrecarregar?

E antes do aparecimento do armazenamento na nuvem, era um investimento considerável ter os seus arquivos seguramente armazenados, de forma que não comprometesse o funcionamento do seu computador, mas também não lhe fizesse ter que abdicar das suas coisas.

Se você ainda não sabe o que é ou como funciona o armazenamento em nuvem, ainda está em tempo de descobrir. Esse tipo de armazenamento é caracterizado pelo fato de deixar os seus arquivos salvos e disponíveis para você – e para quem mais você quiser – na internet; na “nuvem” mesmo, expressão que serve para ilustrar que não ocupa real espaço nenhum no seu computador.

Armazenamento na nuvem

Com o sucesso dessa nova forma de guardar arquivos, mantendo-os seguros e podendo acessá-los de qualquer lugar que possua uma conexão com a internet, o serviço se popularizou e várias empresas decidiram que era uma boa investir nisso, para trazer mais usuários para si e fidelizar os que já eram.

Essa popularização e aparecimento de diversas plataformas que oferecem o serviço de armazenamento na nuvem, obviamente, fazem questionar qual é o melhor deles.

Dentre os mais populares temos o OneDrive, da Microsoft, o Dropbox e o Drive, da Google. São os três mais utilizados e funcionam basicamente da mesma maneira. Todos possuem um aplicativo, tanto para mobile quanto para o próprio computador, para que você possa sincronizar os seus arquivos e programar backups automáticos.

Qual o melhor serviço de armazenamento na nuvem?

Porém, qual seria o melhor dos três? Obviamente que essa escolha é algo um tanto quanto pessoal, uma vez que cada pessoa tem mais facilidades e familiaridades com uma interface diferente, mas pesando os prós e contras de cada um, percebe-se que, por algumas razões ínfimas, um dos três se sobressai dos demais.

Com uma interface mais intuitiva, colorida e alegre, o Google Drive parece ser mais fácil de navegar do que os outros dois. Além disso, o sistema de pastas e de organização de arquivos é visualmente mais agradável, por você poder escolher os tipos de visualização que mais lhe apetecem.

Ainda que essas observações sejam mais de cunho pessoal, já que o que agrada visualmente um pode incomodar o outro, lançamos uma prova irrefutável de que o Google Drive pode vir a ser o melhor armazenamento em nuvem.

Quem, hoje em dia, não possui uma conta registrada no domínio da Google? Com a hegemonia da empresa cada vez mais abrangente, fica cada vez mais difícil se desvencilhar dos serviços fornecidos por ela, por mais que você queira. E nem precisa, uma vez que quase todos eles são de extrema qualidade e funcionalidade.

Por isso, o compartilhamento de arquivos na nuvem do Drive é muito mais fácil, uma vez que um número muito maior de pessoas no mundo pode possui-lo. Além disso, a criação de um Drive na Google é fácil: se você já possui uma conta, basta acessar com ela e você já tem o seu armazenamento gratuito de 10GB na internet.

Nos três, você tem a opção de adquirir mais armazenamento, pagando uma mensalidade por isso. No caso do Dropbox, a quantidade de armazenamento gratuito é pouca, mas eles possuem “missões” (como convidar amigos e criar pastas compartilhadas) que aumentam o seu armazenamento gratuito na plataforma.

O OneDrive é o que possui maior número de armazenamento gratuito. Com 5GB a mais do que o Google Drive, a única coisa que parece impedi-lo de ser o melhor é a crescente migração e predileção pela criação de um e-mail hospedado pela Google do que pela Microsoft.


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...
Administrador Geral

Administrador Geral


Administrador Principal do Acadtec

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios