O que Faz um Programador Web?

O que Faz um Programador Web?
Desenvolvimento Backend

19/04/2021

Os programadores da Web são responsáveis ​​por escrever, manter e solucionar o código do site que afeta as maneiras como as empresas e os consumidores interagem online. Esse código pode afetar a forma como os consumidores veem anúncios online, respondem a pesquisas ou veem o conteúdo principal da web. Além de um forte entendimento de diferentes linguagens de programação, como HTML e Javascript, os programadores da web geralmente precisam de boas habilidades interpessoais para se comunicarem de forma eficaz com colegas e supervisores.

Os programadores da Web usam suas habilidades técnicas para viabilizar os aplicativos da Web solicitados. Quando os clientes desejam que seus sites realizem certas tarefas, como processar pedidos ou receber pagamentos com cartão de crédito, os programadores da web cuidam dos aspectos técnicos. Eles são tradutores, usando sua experiência em linguagens de programação para escrever a codificação e marcação necessária para executar tarefas na web.

 Seu trabalho centra-se em aspectos não relacionados ao design do desenvolvimento web, incluindo codificação e escrita de marcação. A codificação refere-se à programação do próprio software e a marcação refere-se à organização e formatação do texto. O programador da web recebe solicitações de usuários para um determinado aplicativo da web, traduz a solicitação em codificação e cria um aplicativo online funcional.

Os programadores da Web geralmente são autônomos ou trabalham para universidades, empresas privadas, escolas, entidades governamentais ou hospitais. Eles podem ter altos rendimentos como contratados independentes ou funcionários de uma fundação. Seu trabalho pode variar muito em foco, de estruturas a servidores e bancos de dados. Os programadores da Web também trabalham em estreita colaboração com designers da Web, administradores de banco de dados e arquitetos de software.

Habilidades necessárias

O trabalho dos programadores da Web é diversificado e está em constante expansão. Os programadores da web devem ter amplo conhecimento de linguagens de programação de computador, uma vez que os clientes solicitam uma variedade de aplicativos da web. Os projetos variam e os programadores da web devem ter fortes habilidades de comunicação para entender as necessidades dos clientes. Uma base na linguagem de programação C geralmente é necessária para obter um emprego de nível básico como um programador da web. Fortes habilidades de comunicação interpessoal também são importantes, porque uma parte importante da descrição do trabalho é entender exatamente o que os clientes desejam de seus aplicativos da web. Os programadores da Web são adaptativos, bem versados ​​em linguagens de programação e estão sempre preparados para aprender novas. HTML, JavaScript e CSS são amplamente usados ​​por programadores da web.

Formação

Uma das maneiras mais comuns de entrar no campo da programação da Web é obtendo um diploma de bacharel em ciência da computação. Se você possui um diploma de ensino médio, você pode considerar se inscrever em um desses programas de programação para iniciantes, ou escolher um curso técnico. Mas se você deseja continuar seus estudos após a formatura, melhorando assim e adicionando mais variedade às suas perspectivas de emprego, você pode fazer um programa de pós-graduação em ciência da computação.

Uma grande variedade de aulas de programação e específicas da Web estão disponíveis em um programa de bacharelado em ciência da computação. Redação técnica, sistemas operacionais, linguagens de programação, engenharia de software, solução de problemas e comunicações de computador são apenas alguns dos assuntos nos quais você pode desenvolver proficiência. Em um programa de ciência da computação, você pode optar por se especializar em design e programação da Web.

Salário Mínimo Profissional do programador

Os programadores não possuem um salário mínimo profissional definido. Alguns sindicatos, como o dos trabalhadores de processamento de dados, firmam acordos coletivos e estabelecem convenções para aumentos salariais e condições de trabalho válidos em determinada região, estado, cidade, grupo de empresas ou categoria.

Existe um projeto de lei em tramitação, que tem por objetivo regulamentar a profissão de analistas de sistemas e outras ocupações relacionadas à tecnologia da informação. A proposta do PL é que somente pessoas com certificado de nível técnico, diploma de nível superior, ou certificações profissionais obtidas em empresas do setor possam atuar na área. Aqueles que já exercem a profissão de programador sem certificação oficial quando a lei começar a valer poderão continuar a trabalhar normalmente, de acordo com o projeto.

Média salarial do programador

A pesquisa do site de empregos Catho indica que um programador ganha em média R$ R$ 2.461. A remuneração deste profissional depende bastante do tipo de programa que desenvolve, da região ou cidade onde atua e do tamanho da empresa, além da própria qualificação e experiência. Seguem mais alguns cargos na área de programação e a média salarial de acordo com o site Catho:

A profissão de programador não é regulamentada e não é obrigatório ter diploma específico para atuar na área, seja de nível técnico ou superior. No entanto, fazer um curso técnico, uma certificação ou faculdade em computação aumenta consideravelmente as chances de conseguir um emprego bem remunerado como programador.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo MEC, existem nove tipos de cursos técnicos de nível médio em Informação e Comunicação ligados de alguma forma à programação, como Informática, Programação de Jogos Digitais e Programação para a Internet.


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...
Administrador Geral

Administrador Geral


Administrador Principal do Acadtec

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios