Qual a importância de algoritmos na programação?

Qual a importância de algoritmos na programação?
Desenvolvimento Backend

10/11/2016

Olá!

Vamos hoje nos concentrar na questão da lógica, na programação. Isso é muito importante, porque programação de computador depende de linguagem também, então conhecer todo o significado das palavras, bem como suas aplicações – como uma espécie de sintaxe digital – é o que faz a expertise de um programador.

O algoritmo é, nada mais nada menos, que um processo de cálculo, significando um sistema de etapas que conduzem à solução de um problema, em um período de tempo. Tudo isso, sendo construído, tendo em vista um número específico de operações. Assim, a lógica de programação é a forma como é escrito um software, respeitando-se regras e processos, que sirvam para apresentar solução a um problema.

Sendo assim, tanto os algoritmos quanto a lógica de programação estão interconectados, de forma profunda.

Uma boa analogia, em relação à utilidade prática dos algoritmos é a de uma receita de bolo; seguindo-se a receita corretamente, com todos os ingredientes sendo aplicados de maneira correta, tudo dará certo, ao final, e teremos um delicioso bolo, certo? O mesmo se dá com o trabalho de programadores que escrevem o algoritmo – a receita de informática – no contexto de uma linguagem de programação específica, a fim de que o computador compreenda e execute corretamente.

Nesse sentido, a linguagem da programação é um conjunto de palavras que tem significados específicos, razão pela qual é imprescindível definir exatamente o que se deseja, a fim de que a máquina saiba assimilar corretamente cada função e comando, apresentado pelo algoritmo. Graficamente, um algoritmo é um tipo de fluxograma, no qual um losango sinaliza para a decisão a ser feita.

Quais são os termos mais importantes utilizados em um algoritmo?

• Variável – espaço para armazenamento de dados na memória;

• Enquanto –uma estrutura de comando de fluxo específica recebeu esse comando;

• Escrever – quando acompanhado de "(resultado)", apresenta o valor do resultado em tela.

E você, já tem bastante familiaridade com algoritmos e programação? Não? Então, já pensou em fazer cursos específicos para essa área e poder complementar sua formação? Aproveite essa oportunidade!

=)


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...
Moises Abreu

Moises Abreu


Sócio e Co-fundador das empresas Estúdio Site Informática e Academia da Tecnologia, atua na área de TI desde seus 18 anos de idade. É formado em Analise de Sistemas e é Desenvolvedor Back End com mais de 12 Anos de experiência. Especialista / Desenvolvedor em Gerenciadores de conteúdos Open Source como Joomla e Drupal, Programador PHP e Entusiasta do Laravel, Especialista na Ferramenta LMS Moodle.

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios