Como Criar um Site Profissional do Zero

Como Criar um Site Profissional do Zero
Desenvolvimento Frontend

06/04/2021

Essa postagem irá mostrar o processo de criação de um site com um construtor de sites e WordPress, sem etapas deixadas de fora. 

Ficar online é mais fácil do que nunca. Existem agora mais de 200 milhões de sites ativos, e muitos deles foram feitos por pessoas comuns como você e eu.

Hoje, qualquer pessoa pode fazer um site, independentemente do nível de habilidade técnica. Sabemos que pode parecer uma tarefa difícil, mas existem ferramentas disponíveis hoje que facilitam o processo. Este artigo o ajudará a criar um site passo a passo.

Existem duas maneiras de fazer um site: com um construtor de sites ou com WordPress. Não há dúvida sobre isso: construtores de sites como Wix, Squarespace e Weebly são a melhor maneira para novatos em tecnologia ficarem online.

Como construir um site em 9 etapas

  1. Escolha o construtor de sites certo para você.
  2. Inscreva-se em um plano que atenda às suas necessidades e orçamento em uma hospedagem.
  3. Escolha um nome de domínio exclusivo e relevante.
  4. Escolha um modelo de design que você adore.
  5. Personalize o design do seu modelo.
  6. Carregue e formate seu próprio conteúdo.
  7. Escolha e baixe aplicativos.
  8. Visualize e teste seu site.
  9. Publique seu site na internet.

1: Escolha o Construtor de Sites Certo para Você

Um grande número de pessoas usa construtores de sites para fazer um site. O Wix sozinho tem mais de 100 milhões de assinantes, enquanto o  Shopify ultrapassou recentemente 1,2 milhão.

Por que é isso? Os construtores de sites significam que qualquer pessoa pode fazer um site, independentemente de sua habilidade técnica. Nos primórdios da internet, fazer um site exigia um entendimento prático de HTML (Hypertext Markup Language). Então CSS (Cascading Style Sheets) surgiu para tornar as coisas ainda mais confusas.

Os construtores de sites cuidam do jargão técnico e permitem que você se concentre no design e no conteúdo. Alguns fazem isso por meio de modelos , outros por meio de interfaces de arrastar e soltar , o que torna a construção de um site não mais difícil do que montar uma apresentação do PowerPoint.

2: Escolha um nome de domínio exclusivo e relevante

Um nome de domínio é a parte do URL (o endereço do site na barra de pesquisa do navegador) que identifica uma página da web - neste caso, seu site. Por exemplo, o facebook.com. Você pode registrá-los separadamente em sites como registro-br , mas as hospedagens de sites se oferecem para fazer isso por você quando você se inscrever neles.

3: Inscreva-se para um plano que atenda às suas necessidades e orçamento

Depois de escolher um construtor de sites e um domínio, você precisa se hospedar, muitas empresas de hospedagem utilizam algum construtor de site conhecido, como WordPress e WIX. Escolha um plano dentro dessas hospedagens que mais se adeque às suas necessidades. Locais diferentes têm necessidades diferentes, e os planos garantem que você não esteja pagando por coisas de que não precisa.

4: Escolha um modelo de design que você adore

OK, então você seguiu nossos passos ao pé da letra: você escolheu um construtor de sites, inscreveu-se em um plano e registrou um domínio. Você está pronto para começar a criar um site. Em vez de deixá-lo fazer isso sozinho, os construtores de sites oferecem suporte durante o processo com modelos.

Os modelos fornecem uma estrutura para o seu site - uma tela para você pintar o conteúdo do seu site. É assim que você pode ter um site com uma boa aparência sem precisar contratar um designer.

5: Personalize o design do seu modelo

Como dissemos na última etapa, os modelos fornecem uma estrutura. Dada a quantidade de pessoas que usam construtores para fazer um site hoje em dia, é provável que existam alguns sites com a mesma estrutura que o seu. No mínimo, você precisará preencher um modelo escolhido com conteúdo específico para você. E para realmente se destacar, você precisará fazer algumas personalizações.

Construir um site é como preparar um jantar. Assim como cozinhar, saber como construir um site do zero é muito mais fácil com as ferramentas e instruções certas. Um modelo fornece uma receita - você pode escolher segui-la ou pode misturar os ingredientes e o estilo para dar ao seu prato seu próprio sabor.

6: Faça upload e formate seu próprio conteúdo

Depois de brincar com as cores e o layout do seu site, é hora de começar a adicionar seu conteúdo - isso significa imagens, vídeos e texto.

Agora, vamos às imagens. Quando se trata de escolher as imagens certas para o seu site, a qualidade é fundamental. Imagens borradas estão simplesmente fora de questão.

Alguns construtores de sites têm um banco de imagens gratuitas disponíveis para você usar. Caso contrário, existem muitos sites de imagens gratuitas disponíveis online, como Unsplash e Pixabay.

7: Visualize e teste seu site 

Com o seu modelo escolhido e personalizado, você provavelmente está ansioso para publicar e colocar seu site no ar. Vá mais devagar aí. Saber fazer um site é uma coisa. Publicar seu site às cegas é outra.

Sempre visualize as alterações em seu site antes de publicá-las. Você precisa ter certeza de que as coisas estão funcionando da maneira que você deseja. Algumas das principais perguntas a serem feitas são:

  • Toda a ortografia e gramática estão corretas?
  • Todos os botões do menu estão funcionando?
  • O seu site cumpre um propósito?
  • A sua formatação é consistente?
  • Funciona em telas de desktops e telefones celulares?
  • O site carrega rapidamente?

Você terá feito muito bem para chegar até aqui. Esteja vigilante. Seria uma grande vergonha construir seu próprio site, apenas para publicar um site inacabado.

8: Publique seu site na Internet! 

Tudo isso feito, você deve estar pronto para ir. Antes de clicar no botão 'Publicar' e enviar seu site para aquele mundo frio e implacável, vamos recapitular as etapas que você deveria ter percorrido para chegar a este ponto:

Tudo feito? Esplêndido. Pressione 'Publicar'! Conte a seus amigos, grite sobre isso em ruas movimentadas, alugue um dirigível - divulgue. Seu site agora está ao vivo para o mundo ver. Você ainda pode personalizá-lo e desenvolvê-lo, é claro, mas você deu o salto. Que excitante.


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...
Administrador Geral

Administrador Geral


Administrador Principal do Acadtec

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios