Conheça a relação entre linguagem Python e os Pentesters

Conheça a relação entre linguagem Python e os Pentesters
Desenvolvimento Frontend

28/04/2021

Olá, tudo bem?

A linguagem Python, como sabemos, tem bastante valor e agrega muito conhecimento a todos os profissionais que se dedicam ao seu estudo, não é mesmo? Mas você já parou para pensar na importância da mesma para Pentersters e profissionais de segurança da informação? Então acompanhe esta série de artigos, pois iremos esclarecer esse assunto, que interessa a toda e qualquer empresa, nos dias de hoje – ou seja, a proteção de seus dados e conteúdo.

Colocar em prática o que foi aprendido sobre a linguagem Python pode ser considerado uma verdadeira arte, pelas expertises que sua prática demanda. O principal objetivo da Python é estimular a interatividade. De alto nível, trata-se de linguagem poderosa e é executada nos mais variados sistemas operacionais - Windows, Linux, UNIX, Mac OS X e outros, por ser Open Source, ou código aberto. Sua utiilidade primordial é a de criar ferramentas e scripts personalizados, como, por exemplo, analisar um app de segurança.

Para ilustrar, vamos escolher um scanner de vulnerabilidade. Há diversas opções disponíveis no mercado, que são utilizados, justamente, para descobrir pontos de vulnerabilidade, ou desproteção, em um sistema, correto?

Mas não deixa de ser curioso pensar que, mesmo esses dispositivos, também têm as suas próprias limitações e acabam por não ser capazes de fazer o rastreio do sistema, de maneira completa, como esperado. É aí que o trabalho do Pentester, ou Testador de Penetração, fica um tanto mais dificultado.

Para remediar o quadro, devem ser utilizados ferramentas ou scripts personalizados, para preencher essas lacunas de verificação do scanner. É importante destacar, contudo, que as ferramentas personalizadas que se valem de linguagens como a própria Python, não substituem a preciosa ajuda de um scanner de vulnerabilidade, mas sim, aperfeiçoa a experiência que se pode ter, junto ao dispositivo.

Nos próximos textos desta série, desenvolveremos a relação entre Pyton e profissionais de segurança da informação. Acha que ainda tem o que aprender sobre Python? Não deixe de buscar por cursos que auxiliem em sua formação profissional!

Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão de tema para nosso blog? Comente! Diga o que pensa!

Um grande abraço e até lá! =)


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...
André Andrade

André Andrade


André Andrade e gerente de produtos desde 2005 e sócio diretor da Estúdio Site Ltda. Formado em Análise de Sistema, atuou no desenvolvimento de mais de 200 projetos, onde trabalhou no levantamento de requisitos, arquitetura da informação, design das telas, desenvolvimento e etc. Hoje possui grandes cases principalmente utilizando o Moodle, CMS Joomla e com o framework Bootstrap Twitter.

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios


Está com dúvida?
Clique aqui para conversarmos no whatsapp