Para que serve a Tecnologia da Informação?

Para que serve a Tecnologia da Informação?
Desenvolvimento Frontend

09/11/2016

Olá! Tudo bem?

Aprofundando um pouco mais a discussão sobre TI, temos que sua definição mais básica seria: todo o conjunto de atividades e de soluções fornecidas pela computação e seus recursos, visando favorecer tanto a obtenção, quanto o armazenamento, acesso, gerenciamento ou uso de informações. E isso é somente uma definição incompleta sobre a área de TI, o que dá uma pequena ideia sobre a importância desse tipo de atividade.

Entretanto, um empreendimento só terá sucesso em lidar com a informação, caso os recursos de TI sejam utilizados de maneira plena e inteligente; o que inclui: sistemas, ferramentas e outros.

Por isso, qualquer pessoa que ofereça "soluções mágicas" para toda a massa de informação de um negócio estará mentindo, uma vez que não existem respostas prontas em TI. Deve-se sempre ser analisado cada contexto, para que se possa buscar a solução mais adequada. Se for um pensamento padronizado e sem a sensibilidade requerida, gastos serão feitos de forma desnecessária e haverá perda de competitividade e desempenho para a organização, como um todo.

Seria o mesmo que pensar em comprar um supercomputador, avançado, com mil recursos, para todos os colaboradores, sendo que o seu negócio está voltado para um uso básico das máquinas, apenas com pacote Office. Conclusão: gastos acima do adequado para a necessidade do negócio. Lembre-se: o melhor não é a máquina mais cara, mas aquela que vai ao encontro da demanda de rotina daquele serviço.

O mesmo se dá se, ao contrário, compram-se máquinas aquém do necessário, para uma empresa que requeira lidar diretamente com um alto grau de processamento gráfico. É evidente que os profissionais da equipe terão seu trabalho dificultado.

É exatamente para apontar quais as necessidades materiais de cada tipo de negócio que a TI pode servir à sua empresa.

Com base nisso, podemos ter um pouco mais de contato com o vasto mundo que é a Tecnologia da Informação; capaz de oferecer as mais diversas soluções para os negócios que desejam crescer e se fortalecer, no competitivo cenário atual.

E você, faz uso da TI em sua empresa? Tem vontade de saber mais sobre o assunto? Por que não fazer um curso específico, à distância? Há ótimos, no mercado.

Há algum tema que você gostaria de ver presente em nosso blog? Sugira! Você é nossa razão para existir!

Grande abraço! =)


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...
André Andrade

André Andrade


André Andrade e gerente de produtos desde 2005 e sócio diretor da Estúdio Site Ltda. Formado em Análise de Sistema, atuou no desenvolvimento de mais de 200 projetos, onde trabalhou no levantamento de requisitos, arquitetura da informação, design das telas, desenvolvimento e etc. Hoje possui grandes cases principalmente utilizando o Moodle, CMS Joomla e com o framework Bootstrap Twitter.

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios