Por que Mobile First no Século XXI?

Por que Mobile First no Século XXI?
Desenvolvimento Mobile

25/08/2016

Muito tem se falado sobre mobile. Dados e informações são constantemente atualizados e cada dia percebemos como o cenário mobile  revolucionando a presença na web.  Dentro desse contexto surge o Mobile First.

Explicando de uma forma rápida, a ideia é começar a desenvolver e planejar projetos na web dando prioridade aos dispositivos móveis, e somente depois aos desktops e notebooks. Para  termos uma maior noção, grades empresas já aderiram ao conceito.

O Google, por exemplo, readaptou todos seus serviços em função do Mobile Fisrt, e hoje em dia, qualquer projeto apresentado lá é baseado nele. Além do Google, outros gigantes da interne também entraram na dança, como o Facebook, Twitter e o Linkedin.

Fica entendido por que o tema é tão citado e ressaltado nos últimos tempos? Continue lendo e saiba mais!

Como surgiu o conceito?

O Mobile First foi criado pelo especialista em softwares Luke Wroblewski. Ele explica que a partir do MF, é muito mais fácil aplicar informações em um site versão desktop. Além do que, uma tela de 1024 x 768 é muito maior pra preencher.

Expansão e crescimento

A Cisco indica que até o ano de 2017, o mundo terá 10 bilhões de smartphones. Hoje em dia já existe mais celular que pessoas, o que aumenta o tráfego de dados via mobile em 50% por ano. Então, a maneira mais ágil de chegar a um consumidor será através dos dispositivos móveis.

Foco na experiência

Quando falamos em tecnologia mobile, não dá para relacionar elementos desnecessários e inúteis, já que não existe espaço suficiente para isso. Dessa forma, você tem que identificar os principais objetivos e funções de um site, por exemplo, e focar no que de fato gera uma experiência rápida e intuitiva para seus usuários.

Extensão de capacidades

Os recursos tradicionais do desenvolvimento web são bem simples, além o fator limitador que os suportes dos navegadores apresentam. Já no mobile existem diversas ferramentas interativas intuitivas, como entrada multi-touch, GPS e acelerômetro para um ou mais atividades simultâneas.

Preparo para outros cenários

Especialistas explicam que o Mobile First te prepara para outros cenários. Criar sites mobile é só o primeiro passo, pois em breve formatos maiores como Smart TVs ou outros dispositivos serão usados para cessar internet de qualquer dispositivo, sem bloqueios e restrições.

E o design?

No cenário do Mobile Fisrt o design também deve ser revisto. Esse quesito, na verdade, deverá mais do que nunca contar com conceitos de AI, Acessibilidade e Usabilidade. E um detalhe: Se antes comemorávamos por conta do aumento da resolução em desktops, nos mobiles o cenário é completamente inverso.

Conclusão

Para fechar, no século XXI o Mobile First é o autor principal da usabilidade web. Ele conduz a pensar primeiramente na identificação dos principais produtos, produtos e necessidades de sua empresa, influenciando-o a atingir seu público-alvo de forma mais inteligente e precisa. Afinal, futuros consumidores já se mostram cada vez mais conectados a dispositivos móveis, desejando experiências intuitivas e agradáveis.


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...
Administrador Geral

Administrador Geral


Administrador Principal do Acadtec

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios