Muito tem se falado sobre mobile. Dados e informações são constantemente atualizados e cada dia percebemos como o cenário mobile revolucionando a presença na web. Dentro desse contexto surge o Mobile First.
Explicando de uma forma rápida, a ideia é começar a desenvolver e planejar projetos na web dando prioridade aos dispositivos móveis, e somente depois aos desktops e notebooks. Para termos uma maior noção, grades empresas já aderiram ao conceito.
O Google, por exemplo, readaptou todos seus serviços em função do Mobile Fisrt, e hoje em dia, qualquer projeto apresentado lá é baseado nele. Além do Google, outros gigantes da interne também entraram na dança, como o Facebook, Twitter e o Linkedin.
Fica entendido por que o tema é tão citado e ressaltado nos últimos tempos? Continue lendo e saiba mais!
O Mobile First foi criado pelo especialista em softwares Luke Wroblewski. Ele explica que a partir do MF, é muito mais fácil aplicar informações em um site versão desktop. Além do que, uma tela de 1024 x 768 é muito maior pra preencher.
A Cisco indica que até o ano de 2017, o mundo terá 10 bilhões de smartphones. Hoje em dia já existe mais celular que pessoas, o que aumenta o tráfego de dados via mobile em 50% por ano. Então, a maneira mais ágil de chegar a um consumidor será através dos dispositivos móveis.
Quando falamos em tecnologia mobile, não dá para relacionar elementos desnecessários e inúteis, já que não existe espaço suficiente para isso. Dessa forma, você tem que identificar os principais objetivos e funções de um site, por exemplo, e focar no que de fato gera uma experiência rápida e intuitiva para seus usuários.
Os recursos tradicionais do desenvolvimento web são bem simples, além o fator limitador que os suportes dos navegadores apresentam. Já no mobile existem diversas ferramentas interativas intuitivas, como entrada multi-touch, GPS e acelerômetro para um ou mais atividades simultâneas.
Especialistas explicam que o Mobile First te prepara para outros cenários. Criar sites mobile é só o primeiro passo, pois em breve formatos maiores como Smart TVs ou outros dispositivos serão usados para cessar internet de qualquer dispositivo, sem bloqueios e restrições.
No cenário do Mobile Fisrt o design também deve ser revisto. Esse quesito, na verdade, deverá mais do que nunca contar com conceitos de AI, Acessibilidade e Usabilidade. E um detalhe: Se antes comemorávamos por conta do aumento da resolução em desktops, nos mobiles o cenário é completamente inverso.
Para fechar, no século XXI o Mobile First é o autor principal da usabilidade web. Ele conduz a pensar primeiramente na identificação dos principais produtos, produtos e necessidades de sua empresa, influenciando-o a atingir seu público-alvo de forma mais inteligente e precisa. Afinal, futuros consumidores já se mostram cada vez mais conectados a dispositivos móveis, desejando experiências intuitivas e agradáveis.
A inteligência artificial (IA) não é mais apenas um conceito de ficç&ati
→ Leia mais...O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...
→ Leia mais...O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,
→ Leia mais...