Vantagens do sistema Android

Vantagens do sistema Android
Desenvolvimento Mobile

17/09/2022

O Android é um dos sistemas operacionais para dispositivos móveis mais populares do mundo. Desenvolvido dentro do núcleo Linux pela OpenHandset Alliance, liderado pelo Google, o Android é utilizado por milhões de pessoas, sendo que mais de 1 milhão de aparelhos com o sistema operacional são ativados diariamente.

O Android tem algumas vantagens que o diferenciam do iOS, o sistema operacional da Apple e seu principal concorrente. Separamos três pontos que o tornam um sistema ideal para aqueles que buscam desenvolver novos tipos de programas ou aplicativos.

Código aberto

Por ser baseado no código Linux, o Android possui licença aberta. Isso torna possível que novos aplicativos possam ser desenvolvidos de forma livre por programadores que buscam contribuir para o desenvolvimento e melhoria do sistema. Empresas como a Intel já contribuíram no desenvolvimento do código do sistema, levando o Androida tirar melhor proveito de tecnologias inovadoras e ter acesso a uma série de recursos implementados na linguagem Linux.

“Interface mutante”

Outra grande vantagem no Android é uma “interface mutante”, isto é, a adaptação da plataforma padrão do Android para cada fabricante de dispositivo móvel. Assim, a Samsung tem um “tipo” de Android, enquanto que a Philco tem outro. Com isso, o usuário pode tornar ainda mais personalizado o seu celular através de novos ícones, aplicativos, temas e outros recursos que customizam o aparelho.

Aplicativos e novidades

Uma coisa muito interessante nesses sistemas operacionais é o desenvolvimento de aplicativos que tornam o nosso cotidiano mais confortável. Com o Android, é a mesma coisa: existem inúmeros apps que ajudam a pagar contas, controlar os gastos e até mesmo a lembrar de reuniões ou fazer a lista do que falta no mercado. Além disso, coisas “básicas”, como câmeras, tocadores de música e apps de redes sociais, também estão presentes no SO.

O que diferencia o Android nesse quesito é a possibilidade de adaptar novos aplicativos para serem utilizados dentro do sistema operacional, justamente por ter uma plataforma de código aberto e essa interface que muda de um aparelho para o outro.

Criando novos aplicativos

Uma maneira de fazer parte dessa “família Android” é desenvolver novos aplicativos ou aperfeiçoar o código do sistema operacional. E você pode fazer isso sem nunca ter mexido numa linguagem binária: vários cursos ensinam a como tornar um simples hobby em algo profissional.

É o caso do Curso de Android Básico, oferecido pela Academia de Tecnologia (AcadTEC). Aqui, o aluno aprende o básico sobre a linguagem Linux e também do Android, tendo a possibilidade de entender como a plataforma funciona, construir novos aplicativos utilizando os principais componentes fornecidos pelo SDK e gerar um arquivo que possa ser postado no GooglePlay, a loja de apps do Google.

Muitos empreendimentos começaram assim, pequenos. Um curso desses é a sua chance de colocar a sua criatividade a prova e se especializar num mercado em constante crescimento, mas que necessita de mão-de-obra especializada e criativa. É a sua chance de se divertir, aprender algo novo e ganhar uma nova habilidade que vai render bons frutos, profissional e pessoalmente!


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...
Moises Abreu

Moises Abreu


Sócio e Co-fundador das empresas Estúdio Site Informática e Academia da Tecnologia, atua na área de TI desde seus 18 anos de idade. É formado em Analise de Sistemas e é Desenvolvedor Back End com mais de 12 Anos de experiência. Especialista / Desenvolvedor em Gerenciadores de conteúdos Open Source como Joomla e Drupal, Programador PHP e Entusiasta do Laravel, Especialista na Ferramenta LMS Moodle.

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios