7 passos para otimizar o Joomla 3

7 passos para otimizar o Joomla 3
Gerenciadores de Conteúdo

09/09/2016

Melhore o desempenho do seu projeto com 7 regras básicas

Sabemos que a velocidade está entre os fatores mais importantes para o sucesso de um site. Por padrão, o Joomla não é lento, mas você pode fazer muitas coisa para otimizá-lo e alcançar grandes velocidade para o seu site. Vou tentar descrever 7 coisas importantes para que você acelere o teu CMS Joomla 3.

Mantenha sempre o CMS e suas Extensões Atualizadas

Ter a última versão do Joomla é importante para a velocidade do site, porque em cada versão existem várias melhorias de código. Mesmo que as mudanças sejam pequenas - as novas versões do Joomla possui geralmente um desempenho melhor do que as anteriores. Manter suas extensões Joomla atualizadas é tão importante para a velocidade do seu site como o próprio CMS.

Ativar o Sistema de Cache do Sistema

Se o cache não estiver habilitado, cada vez que seus visitantes carregarem uma de suas páginas, o Joomla tem que fazer algumas requisições - buscando o conteúdo na base de dados, carregar todos os plugins, componentes e módulos, que você tem instalado, carregar o arquivo de modelo e combinar tudo em uma única página, este processo leva tempo.

Este é o lugar onde o sistema de cache do Joomla interno vem para nós ajudar. Quando você ativar o cache, a primeira vez que alguém carrega sua página, o resultado das ações acima mencionadas são armazenados. Então, os seguintes visitantes poderão obter diretamente a versão armazenada da página como se fosse um simples arquivo HTML que é muito, muito mais leve e carrega mais rápido. É por isso que o cache é uma das coisas mais importante para permitir que você tenha um site Joomla rápido.

Para habilitar o cache do Joomla, primeiro vá para Sistema -> Configuração Global. Em seguida, você precisa clicar sobre "Sistema" nas guias para chegar às configurações de cache. Na parte direita da página você vai encontrar as configurações de cache . Encontre o Cache e clique no drop-down ao lado dele. A partir da lista, selecione o ON - caching Conservador nas opções. A outra opção disponível - Caching Progressive funciona um pouco diferente - ele armazena versão em cache do seu site por cada um de seus visitantes. É útil em alguns casos particulares e não recomendo que você use a menos que você esteja absolutamente certo de que você precisa, tais caching habilitado. Uma vez que você definir o cache para cache conservador, clique no botão verde Salvar no topo de sua página.

Há um passo final que você precisa fazer antes do sistema de cache do Joomla realmente começa a funcionar - é necessário ativar o Plugin de Cache do Sistema. Para fazer isso, vá para Extensions -> Plugin Manager (Gerenciador de Plugin). Aqui você verá uma grande lista com todos os plugins, atualmente instalada em seu aplicativo Joomla. A maneira mais fácil de localizar o plugin de cache é usar o campo de pesquisa. Basta digitar no campo e pressionar o botão de lupa ao lado do campo de pesquisa. Uma vez que você fizer isso, você vai ver o System - Cache plugin e um botão da cruz vermelha ao lado dele, indicando que o plugin está desativado. Para alterar seu status para habilitado, basta clicar no botão vermelho, alterando assim para verde. É isso aí! Seu sistema de cache do Joomla está ativado e funcionando!

Ativar a Compressão GZIP do Joomla

Outra coisa que vai melhorar muito o desempenho do seu site Joomla é a compressão. Se você ativar o sistema de compressão interna do Joomla, a página que os visitantes vão baixar vai ser comprimido antes de ser transferido para eles. Quando tamanho do seu site é reduzido através da compressão, ele irá carregar muito mais rápido. Para ativar a compressão Joomla, acesse primeiro sua área administrativa e vá para Sistema -> Configuração Global. Nesta página você verá inúmeras configurações. Clique na aba "servidor" para ver as opções relacionadas com o servidor que você pode mudar. Aqui, basta localizar a compactação de página Gzip e pressione o botão para Sim ao lado para permitir a compressão Gzip no Joomla. Você vai notar que o indicador ficará verde mostrando que a compressão está habilitada. Por fim, pressione o botão verde Salvar na parte superior esquerda da página para confirmar as alterações. É isso, a compressão do seu site Joomla está habilitado. Você pode usar uma das muitas ferramentas gratuitas online para testar a compressão Gzip como http://checkgzipcompression.com por exemplo. Se tudo estiver bem, você deve ver uma notificação de que a compressão foi ativada com sucesso, bem como algumas informações sobre a mudança no tamanho de suas páginas.

Em alguns casos, permitir a compressão Gzip pode causar alguns erros. A razão mais provável para tais erros é que o Gzip não está instalado ou não está configurado corretamente em seu servidor. Entre em contato com a equipe de suporte de seu provedor de hospedagem para mais assistência.

Adicionar regras de Otimização com htacces

Htaccess lida com a forma como o seu servidor web processa o seu site. Existem algumas regras que você pode adicionar no final do htaccess. Veja o arquivo que irá melhorar o desempenho do seu site Joomla:

  • ETag - diz navegadores quando uma imagem já foi baixado e pode ser obtido a partir do cache do navegador local em vez do servidor
  • Expires headers - semelhante ao ETag mas permite que você defina diferentes tempos de expiração para diferentes tipos de arquivos
  • AddOutputFilterByType DEFLATE - minifies o código-fonte de seus arquivos HTML compilados pela remoção de linhas vazias, pausas e espaços.
########## Begin - ETag Optimization
## This rule will create an ETag for files based only on the modification
## timestamp and their size. 
## Note: It may cause problems on your server and you may need to remove it
FileETag MTime Size
# AddOutputFilterByType is now deprecated by Apache. Use mod_filter in the future.
AddOutputFilterByType DEFLATE text/plain text/html text/xml text/css application/xml application/xhtml+xml application/rss+xml application/javascript application/x-javascript
# Enable expiration control
ExpiresActive On
# Default expiration: 1 hour after request
ExpiresDefault "now plus 1 hour"
# CSS and JS expiration: 1 week after request
ExpiresByType text/css "now plus 1 week"
ExpiresByType application/javascript "now plus 1 week"
ExpiresByType application/x-javascript "now plus 1 week"

# Image files expiration: 1 month after request
ExpiresByType image/bmp "now plus 1 month"
ExpiresByType image/gif "now plus 1 month"
ExpiresByType image/jpeg "now plus 1 month"
ExpiresByType image/jp2 "now plus 1 month"
ExpiresByType image/pipeg "now plus 1 month"
ExpiresByType image/png "now plus 1 month"
ExpiresByType image/svg+xml "now plus 1 month"
ExpiresByType image/tiff "now plus 1 month"
ExpiresByType image/vnd.microsoft.icon "now plus 1 month"
ExpiresByType image/x-icon "now plus 1 month"
ExpiresByType image/ico "now plus 1 month"
ExpiresByType image/icon "now plus 1 month"
ExpiresByType text/ico "now plus 1 month"
ExpiresByType application/ico "now plus 1 month"
ExpiresByType image/vnd.wap.wbmp "now plus 1 month"
ExpiresByType application/vnd.wap.wbxml "now plus 1 month"

ExpiresByType application/smil "now plus 1 month"
# Audio files expiration: 1 month after request
ExpiresByType audio/basic "now plus 1 month"
ExpiresByType audio/mid "now plus 1 month"
ExpiresByType audio/midi "now plus 1 month"
ExpiresByType audio/mpeg "now plus 1 month"
ExpiresByType audio/x-aiff "now plus 1 month"
ExpiresByType audio/x-mpegurl "now plus 1 month"
ExpiresByType audio/x-pn-realaudio "now plus 1 month"
ExpiresByType audio/x-wav "now plus 1 month"

# Movie files expiration: 1 month after request
ExpiresByType application/x-shockwave-flash "now plus 1 month"
ExpiresByType x-world/x-vrml "now plus 1 month"
ExpiresByType video/x-msvideo "now plus 1 month"
ExpiresByType video/mpeg "now plus 1 month"
ExpiresByType video/mp4 "now plus 1 month"
ExpiresByType video/quicktime "now plus 1 month"
ExpiresByType video/x-la-asf "now plus 1 month"
ExpiresByType video/x-ms-asf "now plus 1 month"

Reduzir o tamanho das imagens

As imagens são parte importante do seu site. Na maioria dos casos, as imagens podem ser otimizadas. Há várias dicas que você deve seguir ao usar imagens em suas páginas:

  • Nunca use fotos grandes e, em seguida, escalá-los usando HTML - que leva o tempo de navegador para dimensionar as imagens e eles ficarem pior do que o original.
  • Sempre otimizar suas imagens. Aplicativos como o Adobe Photoshop e serviços online como Smush, por exemplo, oferecem ferramentas fáceis de usar que irá reduzir o tamanho de suas imagens sem diminuir muito a qualidade.
  • Não adicionar muitas imagens em uma única página. Se você tem um artigo com muitas fotos, por exemplo, tente dividi-la em páginas.

Uma outra dica que acho bacana e que uso muito, é instalar o "PageSpeed" no seu navagedor, e mande analizar sua página pelo "inspecionador de elementos", ele vai te mostrar as imagens que podem ser compactadas, inclusive com o link para baixar as imagens já compactadas.

Remova extensões não utilizadas e que não são otimizadas

Cada extensão Joomla que você adicionar ao seu site requer recursos de sistema, banco de dados e espaço em disco para funcionar. Tendo muitas extensões vai aumentar o tamanho total do seu site e torná-lo mais lento. Por isso, é importante ter certeza de que você tem apenas extensões que realmente está usando instalados em seu site Joomla.

As pessoas muitas vezes testam diferentes plugins, componentes e módulos e esquecem de removê-los, uma vez que terminar de trabalhar com eles, é ótima idéia fazer um limpeza de tais extensões de vez em quando, só para ter certeza que não há qualquer conteúdo desnecessário adicionado ao seu site.

Por último, mas não menos importante, quando você escolhe as melhores extensões para as funcionalidades que você deseja adicionar ao seu site Joomla, sempre verifique se há comentários de usuários sobre a carga que ele cria. Alguns componentes são mal escritos e pode afetar o desempenho de todo o seu site.

Site original do post: http://www.siteground.com/tutorials/joomla/joomla-speed.htm


Posts Relacionados

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

Conheça os Melhores cursos de inglês online em 2021

O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisi...

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em Word

Como Converter PowerPoint em Word

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta útil para fazer apresentações,

→ Leia mais...
Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

Como Converter PowerPoint em PDF, de Forma Fácil

O Portable File Format (PDF) é uma das plataformas mais versáteis para qualquer...

→ Leia mais...
Administrador Geral

Administrador Geral


Administrador Principal do Acadtec

→ Veja o Perfil Completo

Receba Dicas e Informações sobre Cursos de tecnologia

* campos obrigatórios